Celebração de Santa Isabel da Hungria no Convento de Santo Antônio do Largo da Carioca



Após a realização do Bazar de Santa Isabel da Hungria nos dias 06 e 13 de novembro, os objetivos foram alcançados, com o pleno apoio de nosso assistente espiritual Frei Vitório Mazucco e dos frades responsáveis pela Portaria do Convento e com a participação das pessoas que procuram o Santuário nas terças-feiras.
Os trabalhos tiveram o objetivo da divulgação das Missões Franciscanas, incrementar a animação vocacional da Ordem Franciscana Secular e o conhecimento e divulgação da devoção à Santa Isabel da Hungria, com a arrecadação do óbolo e da renda dos dias do bazar revestidos em benefício das Missões Franciscanas.


No dia 17 de novembro às 10:00 horas no Convento de Santo Antônio do Largo da Carioca foi celebrada a Eucarística em honra de  nossa padroeira que foi presidida pelo guardião do Convento Frei Ivo Müller que destacou, dentre outros aspectos, o amor de Isabel ao Cristo crucificado e a sua vida de caridade para com os órfãos, pobres e doentes.





Na sua brilhante homilia Frei Ivo falou sobre a memória de uma mulher de Deus, que devido sua vida de santidade teve o seu nome em muitas instituições de caridade e foi declarada como Padroeira da Terceira Ordem Regular (TOR) e da Ordem Franciscana Secular (OFS). Isabel da Hungria teve um casamento feliz. Seu marido era sincero, paciente, inspirava confiança e era amado pelo povo. Ele nunca colocou obstáculos à vida de oração, penitência e caridade de Isabel sendo, ao contrário, seu incentivador. O frei disse Isabel por suas virtudes foi admirada por São Francisco de Assis e que Isabel construiu na cidade de Marburgo (Alemanha) um Hospital dedicado ao tratamento de pobres e doentes leprosos. Além de ajudar com seu dinheiro muitos asilos e orfanatos, os quais visitava com frequência. Isabel começou muito cedo a distinguir-se na virtude. Em toda a sua vida foi consoladora dos pobres; a dada altura dedicou-se inteiramente aos famintos e, junto de um castelo seu, mandou construir um hospital onde recolhiam muitos enfermos e estropiados. Distribuía largamente os dons da sua beneficência, não só aos que ali acorriam a pedir esmola, mas em todos os territórios da jurisdição de seu marido, chegando ao ponto de gastar nessas obras de assistência todas as rendas provenientes dos quatro principados e vendendo por fim, para utilidade dos pobres, todos os objetos de valor e vestes preciosas.
Isabel costumava visitar duas vezes por dia, de manhã e à tarde, todos os seus doentes, ocupando-se pessoalmente dos que apresentavam aspecto mais repugnante. Dava de comer a uns, deitava outros na cama, transportava outros aos ombros e dedicava-se a todo o gênero de serviço humanitário.



Entre os participantes da celebração, além dos irmãos da Fraternidade de Santo Antônio do Largo da Carioca, estiveram presentes o irmão ministro Antônio Alves e vários irmãos da Fraternidade de Nossa Senhora da Paz, do bairro de Ipanema, a irmã Valéria Pinheiro, ministra da Fraternidade de São Francisco da Penitência do Largo da Carioca e a irmã Paulina, ministra da Fraternidade Apóstolo São Pedro, do bairro carioca de Cavalcante.





Ao final da celebração, Frei Ivo Müller abençoou as rosas e pães que foram distribuídos para todos os presentes.
Oremos para que Santa Isabel da Hungria nos proteja e seja sempre para nós, leigos franciscanos, o exemplo a seguir no caminho do fraternismo universal e da caridade para com nossos irmãos mais necessitados, vitimados por qualquer tipo de exclusão. 





Comentários

Postagens mais visitadas