O Desprezo de si mesmo e o Amor a Deus.

 


Quando perguntado ao nosso senhor Jesus Cristo qual era o maior mandamento da Lei de Deus, o mesmo respondeu: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu Entendimento; e a teu próximo como a ti mesmo” (São Lucas 10:27), de fato o maior mandamento da Lei de Deus é este, porém o que seria amar a Deus? Em um mundo onde o amor próprio, está acima do amor a Deus e do amor ao próximo, não é estranho que muitas vezes, nós não entendamos o que é o verdadeiro amor a Deus.

  Para genuinamente amarmos a Deus, primeiro precisamos aprender a desprezar nossa própria natureza humana, nos tempos atuais, isso soa quase como uma ofensa, pois somos chamados a amar a carne e os seus desejos desde a mais tenra idade, e a isso, chamam de “liberdade”, porém essa é uma liberdade que nos escraviza, uma liberdade falsa, o Amor ao dinheiro, o amor às vaidades e às coisas da carne, nos afastam de Deus.

  São Francisco chama o nosso corpo de “Inimigo”, por meio do qual nós pecamos, (Fontes Franciscanas e Clarianas Pag: 100). São Luís Maria Grignion diz que:  Nossa alma, unida ao corpo, tornou-se tão carnal, que é chamada carne: “Toda a carne tinha corrompido o seu caminho” (Gn 6, 12) (Tratado da verdadeira devoção a santíssima Virgem); Então como podemos Amar a Deus de todo o nosso coração se queremos servir a dois senhores? A sagrada escritura diz que não se pode servir a dois Senhores (São Mateus 6: 24), não podemos servir a Deus e a carne, claro que devemos “cuidar” do nosso corpo enquanto templo do espírito, porém devemos ser “senhor” das nossas vontades, e não escravo delas, na luta entre o espírito e a carne, a carne não deve prevalecer.



  O princípio do caminho para amar a Deus, é o desapego e o desprezo de nós mesmos, a renúncia do pecado e das nossas vontades, só assim poderemos amar a Deus de todo nosso entendimento e de todo nosso coração, por isso nosso Senhor disse: “Aquele que quiser vir após mim, negue a si mesmo, toma a sua cruz e me segue”. Repare que o Senhor nos manda primeiro negar a nós mesmos tomar nossa Cruz, e depois segui-lo, porque sem negar a si mesmo (carne) e sem tomar a nossa Cruz, não existe Amor, e assim como ele se entregou por amor a nós na Cruz, devemos nós também tomar a nossa Cruz, e nos entregar por Amor a ele, para que assim consigamos entender o que é o verdadeiro Amor.

 

Formando OFS

Gabriel Victor Ribeiro de Souza

26/10/2020

 

Comentários

Postagens mais visitadas