A reunião, escola de fraternismo franciscano


A Tríplice inspiração com que Deus suscitou em Francisco o amor fraterno teve, entretanto, consequências extraordinárias. De fato, O Senhor não lhe deu apenas a semente, mas o convocou a semear e a suscitar semeadores. Inspirou-lhe ser o modelo, segundo o qual deveria surgir um carisma expresso também por três modelos de vida: A dos frades da Primeira Ordem, a das freiras da Segunda Ordem e a dos leigos da Ordem Franciscana Secular. Todos os que optaram por algum destes três Estados de vida estão convocados a reconstruir a Casa de Deus em ruínas, a banir do meio do povo de Deus o egoísmo, semeando, em seu lugar, o amor fraterno que leva o perdão e a paz. Todos tem o mesmo modo de abastecer-se daquela semente de amor e de aprender a semeá-la _ a vida em comum. Enquanto para os frades e as freiras essa vida em comum decorre no Convento, os leigos terciários a realizam na reunião geral. É ali que devem adquirir a nítida e firme consciência de que estão convocados como apóstolos desse amor. É ali a escola em que aprenderão, pela palavra de seus formadores e pela prática uns com os outros, o modo de viver, e de testemunhar, no mundo, o fraternismo franciscano. É em Fraternidade reunida regularmente, aprendendo e praticando a oração em comum, o Evangelho, e a Espiritualidade de Francisco, doando-se uns aos outros, abnegando a vontade própria em favor do irmão, que o Terceiro se capacita para ser semeador, o apostolo que Deus quer ver nos filhos leigos de Francisco. Aí está a razão de ser imprescindível às frequências das reuniões gerais, o motivo de ser exigida, como obrigação imperiosa, na Regra, nas Constituições e nos estatutos civis da OFS.Frei Mateus Hoepers, OFM  Novas Fraternidades Franciscanas Seculares Ed. Vozes/CEFEPAL, Petrópolis 1979.

Reunião Geral da Fraternidade - 01 de julho de 2012 - Visita Fraterna Pastoral



Em nossa reunião geral ocorrida no dia 01 do mês de julho, tivemos a Visita Fraterna Pastoral dos nossos irmãos do Conselho Regional, Vice Ministro irmão Arion Fernandes e o Assistente Espiritual Fr. Fernando Araújo, OFM.







Arion praticou uma dinâmica com a Fraternidade onde os irmãos sorteados puderam expor suas opiniões sobre como está a vida da Fraternidade e como estão sendo desenvolvidos os serviços prestados pelos irmãos do Conselho Local.




Estiveram presentes na mesma reunião as professoras Heloisa Helena e Elizabeth Benaion, nossas convidadas nos trouxeram muita alegria e a professora Heloisa Helena fez uma pequena palestra sobre a sua tese de doutorado que é a respeito de “uma mulher devotada a causa da Educação no Brasil que, durante toda a sua curta vida, defendeu que a Educação pudesse chegar a todos, especialmente aos mais pobres, no que provavelmente a inspirou São Francisco.” Uma grande educadora, mulher a frente de seu tempo e primeira em tudo que se propôs fazer, a nossa irmã Esther Pedreira de Mello que foi a primeira Ministra e uma das fundadoras da Fraternidade de Santo Antônio em 1911.



Foto da professora Esther Pedreira de Mello. A foto pertence a Galeria de Diretores do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ) onde em 1919, Esther foi a primeira Diretora do sexo feminino.



 A alegria foi imensa na manhã do domingo, pois também recebemos no salão de reuniões do Convento de Santo Antônio a presença e benção de Fr. Fidêncio Vanboemmel, Provincial dos nossos irmãos da Ordem dos Frades Menores, responsável pela Província da Imaculada Conceição do Brasil e que estava em Visita Fraterno Canônica no Estado do Rio de Janeiro.


Recebemos também a visita de Fr. Ivo Müller, guardião do Convento de Santo Antônio e que é Comissário da Terra Santa, estava de partida para mais uma viagem para aquele local sagrado. Pediu a todos orações para que fizesse uma boa viagem e levou nosso pedido para ser colocado no Muro das Lamentações de fortalecimento, aumento em número e em espiritualidade dos irmãos de nossa Fraternidade.



Todos os irmãos visitantes foram acolhidos com o muito carinho por nosso Assistente Espiritual Fr. Vitório Mazzuco, por todos os irmãos da Fraternidade e, em seguida, nos dirigimos para a celebração da Santa Missa.








Após a Missa, os irmãos do Conselho Local se reuniram para conversar e ouvir as orientações de Fr. Fernando Araújo,OFM que ao final abençoou a imagem de Santo Antônio, que ficará na sede da Fraternidade, com a água do Rio Amazonas, trazida pelo irmão Arion quando de sua ida a Manaus no Capítulo Nacional da Ordem Franciscana Secular.







Comentários

  1. Foi uma manhã de imensa alegria poder compartilhar com os Irmãos da Fraternidade a vida de sua primeira Ministra Esther Pedreira de Mello, a convite da Minista Kátia. Sob as bençãos de São Francisco, Santa Clara e Santo Antônio continuo pesquisando sobre a vida de Esther. Agradeço de coração a forma como fomos, eu e Beth, recebidas pela Fraternidade e pelo Frei reitor do Convento. Que Deus abençoe a todos.Espero revê-los ao pesquisar a documentação. Obrigado pelo carinho de todos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas