Pode o sofrimento explodir em alegria?


“Não podemos fazer grandes coisas na terra. Tudo que podemos fazer são pequenas coisas com muito amor.” Bv. Teresa de Calcutá

No dia 05 de setembro celebramos a Bv. Madre Tereza de Calcutá e aqui fazemos uma pequena homenagem.

A uma enferma ela escreve:

__ Muitas vezes, acho-me em pensamento a vosso lado, e ofereço vossos grandes padecimentos, quando os meus são pequenos ou nulos.  Quando as coisas se tornarem muito penosas para vós, então, basta que vos escondais dentro do Sagrado Coração, e aí o meu coração encontrará convosco força e amor.  Desejais sofrer com um amor puro? Dizei de preferência com o amor que Ele para vós escolhe... Como agradeço a Deus ter-vos dado a mim.  Daí sempre mais e mais, até nada mais terdes para dar.
A minha alma sente-se estimulada com o pensamento de ter-vos a rezar e sofrer por mim; sinto que sorrir se torna mais fácil.  Vós sofreis e nós trabalhamos... Juntos, carregamos o mesmo cálice.

            “Eu dormia e sonhava
            que a vida era só alegria,
            Despertei e percebi
            que a vida era só serviço;
            Eu servi e percebi
            que o serviço era alegria” (Nath Tagore)

Nós comunicamos a alegria aos homens servindo-os, diz Madre Teresa ao grupo do “Cantar da Ásia”.  Vós a comunicais pela vossa ação.  O vosso trabalho e o nosso se completam.  O que fazeis cantando e dançando, nós o fazemos esfregando e limpando.  É lindo poder comunicar alegria às pessoas.  Estou certa de que, graças a vós, muitos sentem-se aliviados.  E este talento que recebestes, só as riquezas vo-lo podem arrebatar.  Por quanto tempo consentirdes em viver esvaziados de vós mesmos e repletos de Deus, conservareis o vosso talento.  A partir do dia em que enriquecemos, algo perdemos e morremos.

As riquezas, sejam elas materiais ou espirituais, podem sufocar-vos, se não forem usadas de maneira certa.  Eu louvo a Deus por terdes aceito a vossa vocação.  Permaneçamos o mais “vazios” que for possível, para que Deus nos possa encher.  Nem mesmo Deus pode meter alguma coisa onde tudo já está cheio.  Pois Ele não se impõe a nós.  Vós é que ides encher o mundo com o amor que Deus deu.  O trabalho do rearmamento moral faz-se com discrição e amor! Tanto mais penetrante ele é, quanto mais discreto.  Vós o dais às pessoas, e a elas cabe assimilá-lo.  Não é tanto a vontade de ver-vos que as pessoas sentem, quanto a fome e sede daquilo que Deus lhes quer dar por vosso intermédio.  Nós servimos o mesmo Mestre.  Por toda a face da terra, os homens têm fome e sede do amor de Deus.  Vós mitigais esta fome ao vosso modo, esparzindo alegria.  Nós, ao nosso modo, manifestamos a alegria pondo-nos a serviço dos doentes, dos moribundos, dos enjeitados.

A motivação profunda desta alegria é quase um imperativo.  A tal ponto que, ao pedir-lhe uma Irmã para ir visitar os pobres num momento em que tinha o rosto triste, ela lhe disse:

   __ Não vá; torne a deitar-se; com um rosto triste ninguém pode ir ter com os pobres.

            A alegria é uma “nova”, que ela quer comunicar ao mundo.

            Para difundir a alegria, é preciso ter alegria na própria família.  Paz e guerra começam no próprio lar.  Se realmente quisermos paz no mundo, amemo-nos primeiro uns aos outros na família; assim, possuiremos a alegria de Cristo, nossa força.  Por vezes é muito difícil sorrir uns para os outros.  Não raro é difícil ao marido sorrir para a esposa, ou à esposa sorrir para o marido. 

            Um dia, perguntaram-me se eu era casada; respondi que sim, e acrescentei que, por vezes, era-me difícil sorrir para Cristo.

            Tentaram demonstrar que Deus não existe, e Deus vive a demonstrar que existe.

            A alegria é uma rede de amor, na qual se podem colher as almas.  Deus ama àquele que dá com alegria.  Quem dá com alegria, dá melhor.  A melhor maneira de mostrar a nossa gratidão a Deus e às pessoas, é aceitar alegremente.  A alegria pode desabrochar num coração abrasado em amor.

            Todos nós ansiamos pelo Paraíso onde Deus mora; entretanto, em nosso poder está morarmos com Ele num paraíso desde agora; ser feliz com Ele significa:

Amar como Ele ama.
Ajudar como Ele ajuda.
Dar como Ele dá.
Servir como Ele serve.

Retirado do Livro: Trago-vos o Amor - Escritos Espirituais da Madre Teresa de Calcutá -   Coleção “Testemunhos de Hoje” – 3 Edições Loyola – São Paulo 1978.



"A oração faz nos ter um coração puro. E um coração puro é capaz de ver a Deus. Se descobrirmos Deus, seremos capazes de amar, de amar não com palavras, mas com obras". Madre Tereza de Calcutá






Comentários

Postagens mais visitadas