Domingo em Família




Desde o dia 17 de abril 2011 (Domingo de Ramos) teve início o VIII Centenário da Consagração de Santa Clara na Porciúncula e, de certo modo, o 8º Centenário de fundação da Segunda Ordem Franciscana, a das Irmãs Pobres de Santa Clara  e até o dia 11 de agosto de 2012 estaremos comemorando os 800 anos da Vocação de Santa Clara de Assis, que terá como fechamento das comemorações, entre os dias 09 e 11 de agosto do ano corrente, na cidade de Canindé no Ceará o Congresso Clariano que tem como Tema: Santa Clara de Assis e de Hoje: Caminho de Unidade – Vida Vivida em Função do Amor.


O 1º Distrito do nosso Regional Sudeste II RJ/ES, que é composto de 15 Fraternidades e coordenado pelo irmão Marco Antonio Rodriguez, escolheu o dia 05 de agosto (domingo) para celebrarmos a data com as nossas irmãs Clarissas do Mosteiro de Nossa Senhora dos Anjos da Porciúncula, localizado na Rua Jequitibá nº 41, Gávea - Rio Janeiro.







Os irmãos foram chegando às 09:00 horas de todas as partes das cidades do Rio de Janeiro, Volta Redonda, Nova Friburgo, Paty do Alferes, Petrópolis, Teresópolis, Valença e Paraíba do Sul para participar da Hora Santa e da Celebração Eucarística, que foi presidida por Fr. Vitório Mazzuco, ofm, Assistente Espiritual de nossa Fraternidade e que também presta assistência as irmãs Clarissas e celebra Missa aos domingos às 18:00 horas no Mosteiro.






Após a Celebração da Eucaristia, rezamos o Ofício com nossas irmãs Clarissas e em seguida fomos acolhidos pela Abadessa do Mosteiro Madre Maria Pacífica de Jesus Crucificado, osc, que agradeceu em nome de todas as irmãs nossa presença e nos convidou para o almoço partilhado, nos surpreendendo com a abertura da clausura para termos acesso a parte interna do Mosteiro, uma vez que tinha pedido e conseguido uma autorização especial do Senhor Arcebispo para comemorarmos em Família a passagem do VIII centenário da vocação de Santa Clara de Assis.    








No evento estiveram presentes 32 irmãos e irmãs, entre professos, formandos, iniciantes e simpatizantes da Fraternidade de Santo Antônio do Largo da Carioca, que com os vários irmãos e irmãs das diversas Fraternidades do 1º Distrito do regional da Ordem Franciscana Secular e dos Freis Vitório Mazzuco, OFM, Fernando de Araújo Lima, OFM e Carlos Quinelato, OFMConv. celebramos juntos e apreciamos o delicioso almoço oferecido por nossas irmãs da Ordem de Santa Clara.  


 


 

 
 


 





 



 


















Agradecemos a acolhida carinhosa, a generosidade de nossas irmãs Clarissas do Mosteiro de Nossa Senhora dos Anjos da Porciúncula e aos momentos maravilhosos de comunhão e unidade fraterna.
Deus as abençoe e lhes dê muitas vocações!

Oração a Santa Clara
Clara, santa cheia de claridade,
Irmã de São Francisco de Assis,
Intercede pelos teus devotos
Que querem ser puros e transparentes.
Teu nome e teu ser
Exalam o perfume das coisas inteiras
E o frescor do que é novo e renovado.
Clareia os caminhos tortuosos
Daqueles que se embrenham
Na noite do próprio egoísmo
E nas trevas do isolamento.
Clara, irmã de São Francisco,
Coloca em nossos corações
A paixão pela simplicidade,
A sede pela pobreza,
A ânsia pela contemplação.
Te suplico, Irmã Lua,
Que junto ao Sol de Assis
No mesmo céu refulge,
Alcança-nos a graça que,
Confiantes vos pedimos.
Santa Clara, ilumina os passos
Daqueles que buscam a claridade!
Amém!

Comentários

Postagens mais visitadas